Comunicação

EDITADA (local alterado) Mês de agosto terá várias atividades de greve na UFMT

 

 

Quem observou os últimos boletins de greve da Adufmat-Ssind já reparou que o mês de agosto está cheio de atividades. Entrega da pauta docente à reitora, debates, manifestações, sarau cultural, além das habituais assembléias e da inédita reunião sindical dos campi da UFMT, que reunirá docentes de Cuiabá, Sinop, Araguaia e Rondonópolis.

 

O dia 18/08 terá programação da manhã até a noite. Às 9h, os docentes entregam a pauta de reivindicações à reitora em ato público na Adufmat. O documento será unificado, reunindo as demandas de todos os campi. Estudantes e técnicos da UFMT também devem participar do ato de entrega. 

 

Às 13h, os professores devem avaliar a greve em assembleia geral. Em seguida, às 16h, terá início a 1ª Reunião Sindical dos Campi da UFMT. A ideia é solidificar o contato entre os docentes para fortalecer a unidade sindical.

 

A partir das 18h, o sarau cultural “Balanço de Greve” trará apresentações de música, dança e poesia para selar o dia de integração e reflexão da comunidade acadêmica. O evento será aberto a todos os interessados.

 

Debates

 

No dia 19/08, às 9h, no auditório da Adufmat-Ssind, será realizada a abertura do Seminário Contrarreformas, que terá palestrantes reconhecidos nacionalmente pelos debates que fazem. A primeira palestra, com título “Contrarreforma Trabalhista e Sindical”, será ministrada pelo militante Zé Maria. Membro do CSP-Conlutas, Zé Maria tem uma trajetória de mais de 40 anos no movimento sindical. Foi um dos fundadores do PSTU, partido pelo qual se candidatou três vezes à Presidência da República. É reconhecido por ter sua vida inteira dedicada à luta dos trabalhadores.

 

No dia 20/08, também às 9h, a professora da Escola de Serviço Social da UFRJ, Sara Granemann, debate “Contrarreforma Administrativa/do Estado”. Doutora em Serviço Social, suas áreas de pesquisa abrangem temas como tradição marxista, reforma do Estado, previdência pública e privada, serviço social e políticas sociais.

 

Fechando a primeira rodada de palestras, a diretora do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (SINDIFISCO), Clair Hickmann, debate “Contrarreforma Tributária” no dia 21/08 às 14h. Com vasto conhecimento teórico e experiência no campo da fiscalização, ao longo da carreira, fiscalizou políticos e grandes empresas. Fez parte da equipe que investigou o esquema de corrupção montado por Paulo César Farias, tesoureiro de Fernando Collor de Mello, e investigou empresas envolvidas no escândalo dos precatórios, operações irregulares com títulos públicos que teve a participação de bancos, corretoras, prefeituras e governos estaduais. Formada em Ciências Contábeis, Direito e pós-graduada em administração tributária, Clair também foi diretora de estudos econômicos da UNAFISCO.

 

Resumo:

 

18/08 – Dia de atividades!

 

9h – Entrega da pauta interna à reitora

13h – Assembleia Geral

16h – Primeira Reunião Sindical dos Campi da UFMT

18h – Balanço de Greve (sarau cultural)

 

19/08 às 9h - Debate: Contrarreforma Trabalhista e Sindical - Zé Maria (CONLUTAS)

 

20/08 às 9– Debate: Contrarreforma Administrativa/do Estado – Sara Granemann (UFRJ)

 

21/08 às 14h – Debate: Contrarreforma Tributária - Clair Hickmann - (SINDIFISCO)

 

Luana Soutos

Assessoria de Imprensa do Comando Local de Greve da Adufmat-Ssind

 

Adicionar comentário



Anti-spam: complete the task